quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Lanchonete Giraffas

Hoje vamos mostrar uma girafa diferente, saiba um pouco sobre a história da Rede de lanchonetes Giraffas!



Rede de Lanchonetes GIRAFFAS®
www.giraffas.com.br – www.novositedogiraffas.com
Brasília (DF) – Telelefone: 0800-6006161
SAG – Serviço de Atendimento Giraffas – e novo número Giraffone: 4003-1515

Além do nome, duas girafas estampam a logomarca e são mascotes da empresa...
Aliar a qualidade e o padrão das grandes redes de fast food ao sabor e a diversidade de cardápio que os brasileiros gostam. Com esta ideia, dois amigos inauguraram, em 1981, a primeira loja da rede GIRAFFAS em Brasília.
1981 – Giraffas abre sua primeira loja na 105 Sul, em Brasília/DF.
1983 – É aberta a segunda lanchonete Giraffas, na SQN 106, em Brasília/DF.
1984 – As lojas do Giraffas passam a funcionar durante a madrugada.
1986 – São abertas mais duas unidades Giraffas, na SQS 210 e Gilberto Salomão em Brasília/DF, com layout moderno e arrojado.
1987 – É veiculado o primeiro filme institucional da marca Giraffas, na televisão. (uma menina negra e um menino loiro)
1988 – O Giraffas lança a campanha publicitária “Caia na Real”, com grande sucesso de vendas.
1989 – Criação de pratos com grelhados, a preços acessíveis e nova unidade é aberta no SCS – Brasília/DF.

1981 – 1984
1990 – É estabelecida a primeira unidade Giraffas em shopping center, no Conjunto Nacional, em Brasília/DF.
1991 – O Giraffas já tem sete lojas próprias e inicia o sistema de franquias com a conversão de duas unidades para o novo sistema. A rede ganha uma logomarca mais moderna e colorida: “Giraffas”.
Após a instalação de 7 lojas no Distrito Federal, em 1991, a rede começou o seu processo de expansão adotando o sistema de franquias, seguindo a estratégia de oferecer aos clientes refeições rápidas a preços justos (além de sanduíches). Este sistema permitiu, pouco tempo depois, a instalação de lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Paraíba.
1990 – 1991
1992 – É inaugurada a primeira loja franqueada em Sobradinho/DF. Inauguração da primeira loja em Goiás, no Shopping Flamboyant, em Goiânia.
1993 – O Giraffas participa pela primeira vez da ABF Franchising Expo, realizada pela Associação Brasileira de Franchising – ABF, em São Paulo. São lançados os Combos Tri legal e Tri possante.
1994 – Inauguração da primeira loja em Minas Gerais, em Uberlândia, e da primeira loja em São Paulo, na cidade de Bauru.
1995 – É lançado o Combo Infantil Kid + (rebatizado de GiraLanche) através de campanha publicitária de grande sucesso.
1996 – Lançamento do Combo Tri-Pecado.
1997 – Lançamento do sanduíche Clone.
1998 – Lançamento do projeto “Quiosque Giraffas” e são abertas mais dez novas unidades.
1999 – Inauguração da primeira loja na Paraíba, no Shopping Iguatemi de Campina Grande. No mesmo ano também é inaugurada a primeira loja na capital paulista.
2000 – Inauguração da pirmeira loja no estado do Rio de Janeiro, no bairro de Copacabana, na capital carioca. A rede já conta com 62 lojas. No mesmo ano é lançada a linha Girffas Brasil, sucesso de vendas da rede.
2001 – Celebração do 20º aniversário do Giraffas. Mudança na logomarca: “GIRAFFAS® SANDUÍCHES E GRELHADOS”.

2002 – Criação do GiraTurma, personagens infantis da rede. São inauguradas 37 lojas no ano e o Giraffas chega a marca de 100 lojas.

Em 2002, foram inauguradas 37 novas lojas – o maior crescimento proporcional no segmento fast-food nacional –, o que ampliou o total de franquias para 120 unidades. Já em 2003, apesar da conjuntura econômica difícil, a Rede registrou crescimento de 21% em número de restaurantes, ampliou seu faturamento em 34% na comparação com o efetivado em 2002, lançou novos produtos de sucesso e ainda fincou bandeira em duas novas praças: Espírito Santo e Paraná...
GIRATURMA DO GIRAFFAS
  1. Giraffa – idade: média, é muito alta e muito simpática, gosta de fazer pose para foto e brincar de corre-corre com seu irmão / comida preferida: folhas verdes e frescas / melhor amigo: a Estela / frase: “Pense alto e enxergue longe!”
  2. Ari (arara) – idade: não posso contar, é rápido demais, gosta de fazer bagunça no cabelo da Iara e brincar de voar bem rápido no meio das árvores / comida preferida: castanhas / melhor amigo: a Iara / frase: “Crrrrrrr! Crrrrrrr! PacCrrr!”
  3. Tatá (cãozinho) – idade: muito jovem, é alegre e brincalhão, gosta de fazer folia e brincar de rolar no chão / comida preferida: comida pra cachorro / melhor amigo: o Luã / frase: “Auuuuuuuuu!!! Auuuuuuuuu!!!”
  4. Estela (loira) – 9 anos, é muito amiga de todo mundo, gosta de estudar língua portuguesa e brincar de pular corda (é campeã na escola!) / comida preferida: purê de batatas com franguitos / mascote: as Giraffas / frase: “Vem pra GiraTurma você também!”
  5. Iara (morena) – 7 anos, é esperta e sabida, gosta de estudar a natureza e brincar de esconde-esconde / comida preferida: sundae de morango / mascote: a arara ari / frase: “Por quê? Por quê? Por quê?”
  6. Luã – 10 anos, é um gênio, gosta de estudar matemática e brincar de detetive / comida preferida: arroz, feijão e cheeseburguer / mascote: o cãozinho Tatá / frase: “Falou em aventura é comigo mesmo!”
GiraMinis (miniaturas que brilham no escuro): “Tem do Luã, da Iara e da Estela, do cãozinho Tatá, da arara Ari e da Giraffa. Colecione todos e brinque dia e noite com a GiraTurma. GiraMinis, a nova GiraMania do Giraffas! Dica: para seus personagens ficarem luminosos, deixe-os à exposição da luz por alguns segundos (sol, lâmpada).”
Papel de Parede GIRAFFAS (em tamanho reduzido)
2003 – É lançado o GiraPrato, linha de refeições infantis com arroz, feijão, carne e salada. São inauguradas as primeiras lojas nos estados do Espírito Santo, no Shopping Praia da Costa, em Vila Velha, e no Paraná, no Park Shopping Barigui, em Curitiba. A rede já tem 160 unidades.
2004 – Para se adaptar às mudanças no mercado é lançada a linha Giraffas Saladas. A rede chega ao estado da Bahia, com a abertura de uma loja no Shopping Iguatemi, em Salvador, e em Santa Catarina, com a abertura de uma loja no Shopping Itaguaçu, de São José.
GIRAMÚSICA 3 – Canções para dançar, brincar, aprender e sonhar! Ano: ???
Giraffas – Seleção Exclusiva – Palavra Cantada. 1) Peixe vivo (DP). 2) O que é o que é? (Paulo Tatit / Edith Derdyk). 3) Aniversário (Paulo Tatit / Luiz Tatit). 4) Já sabe (Sandra Peres / Luiz Tatit). 5) Ciranda (Sandra Peres / Zé Tatit). 6) Meu galinho (DP). Adquirido no ML da vendedora Terezinha Franco Piovesan (bemantigo@hotmail.com), Ibiuna (SP), em 22/04/11.


A Rede Giraffas patrocina em outubro de 2004, “Beija-céu”, a girafa fêmea que vive no Zoológico do Rio de Janeiro... Abaixo, ambas informações são do site oficial:

► Girafas do Zoo RJ – A grande estrela do zoológico da capital carioca a girafa-fêmea Beija Céu, é afilhada da Rede Giraffas. O animal, que é adotado pela Rede desde 2005, vive no local com o macho Zagallo, que veio especialmente de São Paulo para lhe fazer companhia. A parceria estabelecida entre o Giraffas e o Riozoo garante ao animal, de 3,8 metros de altura, cuidados com sua alimentação e saúde, além de benfeitorias em seu recinto. Crédito foto: Esther Nazareth.
www.novositedogiraffas.com/area/index/sobre_giracultura_girafas_rj.php
► Girafas do Zoo Brasília – A Rede Giraffas também cuida de suas mascotes do zoológico de Brasília. As girafas Yaza e Léo recebem todos os meses os medicamentos necessários para estarem sempre saudáveis e alegres. Por isso têm tanta energia para namorar e posar para as fotos dos visitantes. Visite o site www.amezoo.org.br
www.novositedogiraffas.com/area/index/sobre_giracultura_girafas_bsb.php

2005 – É realizada a 1ª Convenção Nacional.

2006 – A Rede Giraffas completa 25 anos e realiza o Giraffestival, um show para 100 mil pessoas em Brasília. Supera-se a marca de 200 lojas e a rede inaugura a sua primeira loja em Mato Grosso, no Pantanal Shopping, e no Pará, no Shopping Castanheira, em Belém.
A Rede Giraffas comemorou 25 anos promovendo um grande espetáculo para homenagear os brasilienses. No dia 6 de maio de 2006, doze horas de show com o melhor do rock de Brasília contagiou cerca de 150 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. Para participar era preciso doar 1 Kg de alimento não-perecível que, após os shows, a Rede Giraffas entregou ao programa Mesa Brasil. Ao todo, 90 toneladas de alimentos beneficiaram 190 instituições carentes do Distrito Federal.
2007 – Acontece a 2ª Convenção Nacional e a rede já conta com 260 lojas. São inauguradas lojas no Amazonas, Pernambuco e Tocantins.
2008 – São inauguradas lojas em Alagoas, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul. A logomarca ganha um botton. É lançado o sanduíche Gringo. Também ocorre a promoção do garoto-propaganda com duas marionetes “abusadinhas”...

03/10/2008 – Murilo Rosa disputa com girafinhas. A rede de fast food Giraffas lança nova campanha. As “giraffas” presentes no logo, já bem conhecidas dos consumidores, são agora personagens das peças publicitárias. O primeiro filme, de uma série de seis, começa a ser veiculado (praça SP) no dia 3 de outubro, e traz também o ator Murilo Rosa para atuar com os bonecos animados. A voz dos novos personagens é do radialista Beto Hora, um dos mais importantes imitadores do país. De acordo com Fernando Rodrigues, diretor de criação da DPZ, a nova comunicação do Giraffas inaugura um momento mais criativo, pois diferencia ainda mais a marca de seus concorrentes, valendo-se da irreverência para informar os novos produtos aos consumidores. Essa nova linguagem também foi escolhida para aproximar a rede do público adolescente. “Toda estratégia é baseada num conceito divertido e irreverente, sem perder o bom gosto”, enfatiza Rodrigues.

O vídeo começa com a imagem do ator com os bonecos. Depois de saudar os telespectadores, uma das girafas avisa que a rede está escolhendo seu garoto propaganda. Uma delas diz: “Nós Giraffas aqui contra o tal do pescoçinho”, e a outra pergunta para o Murilo: “Tu achas que tem cara de girafa mesmo?”. Em seguida, todos pedem para que o público vote através do site www.giraffas.com. A criação é de Marco Versolato, Fernando Rodrigues, Alexandre Vilela (Xã), Fábio Valle, Felipe Gall e Marcus Meireles, com direção de José Zaragoza, Fernando Rodrigues e Marco Versolato. A produtora é a Zulu Filmes, com direção de JR Junior e foram investidos ao todo R$ 6 milhões.
O Making Of da Campanha Giraffas pode ser visto no You Tube e foi postado por Redegiraffas (www.youtube.com/user/redegiraffas) no mês seguinte ao lançamento, em 13/11/2008.
06/10/2008 – “Garoto-propaganda Giraffas” (32 segundos). From: garotogiraffas (www.youtube.com/watch?v=dCQG5ES90jw). Vote no site www.giraffas.com.
Imagens ilustrativas.
26/10/2008 – Resultado do Concurso (31 segundos). From: elizabethbennetdarcy (www.youtube.com/watch?v=1UkJqqlN80Y). Murilo Rosa no segundo comercial da campanha da lanchonete Giraffas.
08/11/2008 – Estreia hoje o novo filme da campanha da rede de fast food Giraffas. A criação é da DPZ com produção da Zulu Filmes. “Giraffão Burguer” (30 segundos). Lançamento Giraffão Burger. As Giraffas mais animadas do Brasil anunciam o “Giraffão Burguer” em grande estilo.
28/11/2008 – “Já Peguei” (32 segundos). From: DPZ68. As Giraffas mais animadas do Brasil apresentam o novo Giracone... é de dar água na boca.
09/12/2008 – “Já Peguei” (30 segundos). From: redegiraffas. Comercial do Giracone e as Giraffinhas.

Nota: Só para constar, Eu e minha filha (20 anos) ficamos doidos com o comercial do Giraffas onde duas girafas aparecem e uma vai dizendo “Já comi”, “Tô comendo”, “Haaa... Essa é nova, mas vou comer!”... Hilário! Justamente por ser uma girafa, um bicho simpático e carismático, um barato! Henrique 06/04/09...
16/01/2009 – “Lula dá boas vinda a Obama” (16 segundos). From: DPZ68. As Giraffas mais animadas do Brasil, comemoram a posse do novo Presidente dos USA. Lula presta uma homenagem a Obama. Nota: Giraffas tem filme de oportunidade. Comercial criado pela DPZ será veiculado terça-feira (20) por ocasião da posse. A produção é da Zulu Filmes.
21/01/2009 – “Os Vendedores” (32 segundos). From: redegiraffas. As Girafinhas estão empolgadas para vender, confira.
18/02/2009 – “Futebol” (30 segundos). From: DPZ68. As Giraffinhas mais animadas do Brasil narram um verdadeiro jogo de futebol, com muuuuiiiiito apetite.
20/02/2009 – “Futebol” (31 segundos). From: redegiraffas. As girafas narram um clássico de sabores...

04/08/2009 – “Promoção Giraffas em Dobro” (31 segundos). From: redegiraffas. Promoção Giraffas em dobro, para quem tem fome de leão.
21/12/2009 – “Natal Giraffas 2009” (41 segundos). From: redegiraffas.

2011 – Celebração do 30º aniversário do Giraffas..........

Peças Giraffas da coleção Girafamania:
— Copo de plástico reciclável, 300 ml (100 lojas), 2002
— Relógio de pulso, 5 modelos diferentes, sendo: Iara, Luã, Estrela, Tatá e Giraffa.
— Fantoche de mão, produzido por TriFil, 70% algodão, 28% poliamida e 2% alastano.
— 5 GiraMinis: Giraffa (verde-amarelado), Ari (azul), Tatá (verde-amarelado), Estela (pink), Iara (pink), Luã (azul).

Nota: O logotipo da lanchonete GIRAFFAS e o logotipo da editora A GIRAFA, ambos foram criados pela maior agência de publicidade do Brasil a DPZ (www.dpz.com.br).
Nota1: Criação e desenvolvimento do GiraTurma, GiraMinis: Umbigo do Mundo (wwwumbigodomundo.com.br). Composição: poliestireno cristal, com pigmentos atóxicos fosforescentes. Produto não perecível. Produção: Líder Indústria e Comércio de Brinquedos Ltda., Mauá (SP).
Nota2: FAQ Girafamania

CONTATOS:
Claudio Girafa – chgirafa@gmail.com (08/08/2006): Descobri seu site por acaso e, por razões óbvias, me interessei por ele. No entanto, não consegui me cadastrar, nem enviar uma mensagem por dentro do site e, por isso, estou te enviando esta mensagem. Parábens. SDS Rubro-Negras, Girafa.
28/08/06: Nossa família é de origem italiana, Giraffa. Meu pai, num arroubo nacionalista, abrasileirou o nome. Meus tios continuam a grafá-lo com dois effes. Quase todos continuam no Rio Grande do Sul, com exceção minha e dos meus irmãos que vivemos no Rio e de uns primos que vivem em Brasília (os donos da rede Giraffas). É claro que temos muitas Girafas em casa, inclusive “vivas”. Uma das equipes que disputam os “paglios” de Siena tem a Girafa como símbolo. Podes pesquisar no Google que tem muita coisa interesante, inclusive adesivos, posters e material publicitário.

Luciana F. Silva – luciana@loopdigital.com.br (06/05/2009): mini giraffa. Site curioso o teu. Sou modeladora de brinquedos e fiz muito brinquedo (prototipo) para empresas do setor. Tenho aqui uma pequena girafa da rede de fast food GIRAFFA’S na qual creio eu que somente em Brasília foram lançados tais bichinhos promocionais. Segue uma foto do modelo em anexo, modelagem ainda na cera, da tal girafa. Tenho a girafa já em plástico pequenina... Se quiser a doação, manda teu endereço que envio um correio comum para você. Parabéns pelo teu site deveras curioso. Luciana, inte mais! Meus sites: http://pinup-mdf.blogspot.com – www.loopdigital.com.br – www.coisasdefusca.com.br.
Luciana iniciou a sua carreira como ilustradora e desenvolveu diversos trabalhos em livros infantis e prototipagem de brinquedos. É formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo como Desenhista Industrial (Projeto de Produto) e durante cinco anos criou brinquedos e jogos, para várias empresas do setor.
07/05/09: que email bacana o teu... olha a matriz de cera tenho que ver com um amigo meu para ver se ele tem alguma coisa (molde de silicone etc.) A girafinha eu tenho aqui, posso te arrumar, até mesmo com alguns outros da coleção. Relato a confusão que foi fazer esse brinde... Os caras da agência que encomendaram foi Umbigo do Mundo, uma das donas é esposa do cara da DPZ... Verei se alguém tem algum molde lá da fundição pra te arrumar. Aqui em casa eu tenho a girafa já no plástico injetada em material fluorescente e bem pequena... Seguinte, se você está em São Paulo, pode pegar comigo tua girafa lá na Praça Benedito Calixto, no espaço Como Assim... designers expõem seus trabalhos lá e eu estarei no segundo piso, abaixo. minhas pinups estarão lá. Levo tua girafa, mas caso não puder ir, te mando por correio de gratis, pois achei bacana tuas coisas. Se arrumar o molde, darei um jeito aqui de te enviar. Faço muitas coisas aqui, estou a receber uma leva de papeis de decalques virgens (para impressão) quando colocar pra funcionar as ideias, farei uma folha cheia de girafas e te enviarei.(decalcomanias de água). Parabéns pelas tuas coisas, pode enviar email que sempre pego pois trabalho tb com isso... abracos giraffalis... Ah mais uma coisa, não quero divulgação no site não... kkk achei curiosa a tua coleção e tenho o pequeno brinquedo aqui, coisa simples. Não costumo exigir nada das pessoas. Só resolvi ofertar o brinquedo, não é golpe do bau não... hahaha Dependendo da resposta de meu amigo, devido aos moldes da girafa lá na fábrica (matrizes) mando só o brinquedo ou levo a matriz la pra feira e depois você pega...
09/05/09: Conheci a Luciana e ela me presenteou com a coleção completa de 5 GiraMinis.
Boneco girafa da lanchonete Giraffas, da Estrela... Numeração embaixo da peça: QS332, adquirida no ML (roma.14@hotmail.com) em 16/03/10. Numeração embaixo da peça: CELSC?, adquirida no ML do vendedor Sytoys em 27/03/10.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário